Asas dos Sonhos

Junção de letras na expressividade  de sentimentos. *Nadir  D'Onofrio*

Textos


BAIRRO DA LIBERDADE OU BABEL?

No coração de São Paulo, ruas enfeitadas, jardim japonês, com típicas lanternas, espetáculo a parte! Um pedaço da terra do sol nascente, no planalto paulista José de Anchieta, hoje, se orgulharia!
Rua Galvão Bueno, esquina com Estudantes, do pequeno restaurante observo o movimento, são milhares de pessoas que passam com compras, eu absorta, na mistura étnica, japoneses, chineses, coreanos, peruanos, argentinos, árabes, portugueses, franceses.  E alguns alemães, vestindo, alegremente a camisa canarinho!
Câmeras fotográficas espocando, pessoas gesticulando, outras, falando sozinhas. Senhores (as) japoneses que apesar da idade aparente, passam elegantemente vestidos.
Lojas lotadas! Vendedoras afoitas vendem de tudo!
Importados, nacionais, artesanato, quinquilharias, tem também pastel chinês, espetinho de camarão, sushi, yakissoba, missôshiro!
Pintores e suas obras, roupas exóticas, incensos, ervas medicinais, plantas ornamentais, souvenir, alimentos japoneses.
Até polvo vivo no balde!!!
Onde espera a vez, de virar sashimi, bem ao gosto do freguês!


O passado se faz presente, idos de 1908 com a chegada dos
imigrantes no navio Kasato Maru.
Imagino os sofrimentos impostos aos povos imigrantes, que como os japoneses, chegaram ao Brasil, trazendo na bagagem, esperança, coragem e determinação.
Merecem toda nossa gratidão, preito e respeito.


Nadir A D’Onofrio

20/06/2006 / 23:50
Santos / SP

Respeite Direitos Autorais


Imagem Ilustrativa: Respeite Direitos Autorais
Nadir DOnofrio
Enviado por Nadir DOnofrio em 23/05/2006
Alterado em 26/07/2020


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras