Asas dos Sonhos

Junção de letras na expressividade  de sentimentos. *Nadir  D'Onofrio*

Textos


Neta de Imigrantes Italianos e tendo por parte de mãe,
descendentes, que viveram do norte da Itália na fronteira do antigo Império Austro / Húngaro, ao visitar a cidade de Treze Tílias senti-me, totalmente em casa.

 Homenagem à cidade de Treze Tílias

Nadir A. D’Onofrio

Mais que programada por, algumas vezes adiada...

Meu sonho por conhecer a cidade, agora concretizado.
Parti levando na bagagem, expectativa, curiosidade, ansiedade, doze horas, depois, sob um calor abrasador chego à Treze Tílias!
Cidade conto de fadas, montanhosa, céu, azul anil, limpa, aconchegante.
Construções alpinas, campanários nos telhados.
Flores por todos os lados!
Mesclam-se casas, típicas italianas em madeira, grandes janelas, extensos parreirais, nos porões, repousam os tonéis de vinho há, também, queijos, doces, salames, típicos da região para a recepção dos os turistas. Isso tudo elaborado, artesanalmente.
População básica de imigrantes austríacos e italianos, pioneiros, desbravadores, que vieram de países diferentes e fugiam dos horrores da guerra em, busca, de uma vida com paz.
Como herança, trouxeram a música, dança, arte no entalhamento de madeira, tradição essa passada as gerações.  À frente um Líder, Ministro da Áustria Andréas Thaler que deixou cargo e vida estável, no Brasil se aventurou e nesse rincão ficou.
Trouxe de seu país de origem, uma numerosa família, sete, levas de imigrantes, no coração a esperança. Com afinco trabalharam fundaram colônias. Criaram uma cooperativa de colonização, só, que o destino que a tudo rege, já havia traçado planos. Após  seis anos de labuta incansável, a população, perplexa, perde seu grande líder...
Uma, enchente, uma ponte ruída e, o corpo de Andréas Thaler fora tragado pelas águas.
Ele que viveu, trinta e três anos na Áustria e, somente, seis no nosso Brasil! Destino, predestinação?
Seja o que for, o exemplo as ideias desse grande líder permaneceram.
Conheça a pequena Treze Tílias sinta, a hospitalidade dos seus habitantes!
E a grandeza de alma de um povo, arrojado e lutador...

24/12/2005
Treze Tílias / Sta. Catarina
Brasil



<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<>>>>>>>>>>>>>>>>>
Imagem Ilustrativa: Net: Sem constar restrição ao uso.

Acessem o link, abaixo e conheçam mais desse lindo lugar.
https://www.viagensecaminhos.com/2019/02/o-que-fazer-em-treze-tilias.html

Respeite Direitos Autorais.


 
Nadir DOnofrio
Enviado por Nadir DOnofrio em 08/12/2005
Alterado em 05/09/2021


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras